terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ainda há quem reconheça o nosso trabalho ;)



Sábado , 28 de Junho 2008 


1º Mini Campo de Férias para Idosos

PARTICIPAÇÃO foi a palavra de ordem!
Os idosos do Centro Social de Azurva sentem-se uns "felizardos", dado terem participado no animado Mini-Campo de Férias para idosos do Projecto "FelizIdade" nos dias 24, 25 e 26 de Junho.
Foram 3 dias inteiros de intensas actividades que deixaram o nosso grupo de dezassete participantes cansado, mas muito satisfeito e realizado.
A média de idade dos participantes no Mini-Campo foi de 80 anos, mas essas coisas da idade não contam quando toca a diversão e não há obstáculos que não se ultrapassem por um bom motivo.
Este projecto da Autarquia levou 124 idosos de diversas freguesias a participar no primeiro Mini-Campo de Férias. Os nossos colegas na iniciativa foram:
- Junta de Freguesia da Glória - 8 participantes
- Junta de Freguesia de Cacia - 35 participantes
- Junta de Freguesia de Eirol - 30 participantes
- Junta de Freguesia de São Bernardo - 28 participantes
- Junta de Freguesia de Santa Joana - 6 participantes
O Centro Social de Azurva foi a única IPSS que participou nesta actividade da Autarquia e representou a Freguesia de Eixo.
Esta iniciativa colocou ao dispor de todos algumas actividades "inovadoras" ou nunca antes praticadas, que deixaram o "bichinho" no nosso grupo para continuar a experimentar, como é o caso do yoga, do hipismo, do bugapaper e mesmo da hidroginastica, desconhecida para alguns.
O Sr. Manuel Ribeiro de 87 anos dizia: "A nossa equipa (bugapaper) ganhou e eu trouxe dois relógios de pulso para casa!..mas quando foi a prova de cantar, quem salvou a honra da equipa foi a Nancy, porque nós parecíamos canas rachadas!".
O Sr. António Magalhães que conta já com 85 anos não se conforma de ter entrado tão tardiamente para as actividades de animação do Centro e passou os dias a dizer:"Ora, se eu sabia que isto era assim já cá andava há muito tempo! ...costuma-se dizer que "depois de experimentar e saber que é bom, não se quer outra coisa!""
E no último dia, este idoso cheio de "juventude acumulada" partilhava com os colegas que já não se lembrava de dormir uma noite seguida sem acordar, e sem andar às voltas na cama e que até para isso as actividades serviam, para o deixar cansado a ponto de não se lembrar de pousar a cabeça na almofada.
Podemos dizer que além das actividades colocadas ao dispor de todos, o melhor que retemos é o ambiente de amizade e de camaradagem entre os vários grupos que foi crescendo ao longo dos dias e deixou amizades para muito tempo.
Os dias foram quentes em temperatura, em convívio e boa disposição e já há quem pergunte se vai haver outro campo de férias para o ano que vem.
A organização desta iniciativa está de parabéns, bem como toda a Autarquia, mas o nosso grande "muito obrigado" vai para a menina Paula Santos da Divisão de Desporto, que esteve na organização e com a sua presença diária permitiu que tudo corresse tão bem e de uma forma tão organizada.


Sem comentários:

Enviar um comentário