quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Óh vai-te embora!!

STRESS
Podemos definir o stress como uma a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de stress persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.
Embora apareça quase sempre associado a situações de desequilíbrio, o stress pode ser considerado positivo ou negativo. “Inicialmente é uma coisa saudável”
Temos assim dois tipos de stress o "positivo""e o negativo" poder-se-á dizer que está incorrecto afirmar que não sofremos de stress... pois ficamos em stress por exemplo se encontrarmos uma cobra... se as horas não custa a passar, se a fila do supermercado for grande, é nestas situações encontramos a capacidade de resposta ao facto de termos ou não stress.
Uma discussão pontual com um amigo para acertar ideias é um exemplo de stress positivo. Trata-se de algo que nos impulsiona na perseguição de objectivos.
Já o stress negativo é o oposto ele bloqueia-nos e consegue que não se atinja os objectivos aqui é o inicio de um desequilíbrio e a angústia e ansiedade são os sinónimos.
Eu posso-vos dizer que sofro dos dois tipos de stress lol embora controlados como é óbvio mas aprendi a lidar com o stress de forma a não me ser prejudicial, pois cabe-nos a nós saber dosear e dizer basta!
Pois o stress é contagioso...


Dicas:
Durmo bem, 6 a 7 horas (tranquilas) por dia e sempre que posso uma sesta!!!
Não permito que nada nem ninguém perturbem a minha opinião relativamente a mim mesma. (Falem mal mas falem de MIM!) "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."
Bob Marley

Nem tudo o que parece é! Há que reinterprete as situações, por vezes o que nos parece um drama, não é.
Não me deixo ir a baixo, perante desafios, erros ou contratempos que me surjam. Vejo-os como novas experiências e enriquecedoras.
Faço muito desporto apesar de ser redondinha! Caminhadas com amigas, corro muito com o meu cão e pratico também equitação, o exercício físico é sempre um óptimo anti-stress.
Mantenho óptimas relações sociais e de AMIZADE. “ «São dois dos melhores antídotos contra o stress», revela o psicólogo Fernando Magalhães". E para mim muito, muito importantes sem sombra de dúvida.


Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre; Saude no sapo e My Mind

2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DO QUE LI.ESTANDO EU NESTE MOMENTO COM UMA CRISE ANSIEDADE,É MUITO BOM HAVER PESSOAS QUE SE LEMBREM DE FALAR SOUBRE ESTE PROBLEMA,OBRIGADA
    margaridatavares48@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar