terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dia Mundial Contra a Osteoporose

A osteoporose é uma doença que torna os ossos mais finos e frágeis, e que por isso facilita o aparecimento de fracturas.Esta doença afecta, sobretudo, mulheres na menopausa e as pessoas idosas de ambos os sexos.

É uma doença esquelética sistémica(relativo a um sistema no seu conjunto) que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso, levando a uma diminuição da resistência óssea e ao consequente aumento do risco de fracturas.

As fracturas mais frequentes ocorrem nas vértebras dorsais e lombares, na extremidade distal do rádio e no fémur proximal.
Sintomas

- Fracturas com pequenos traumatismos (especialmente das vértebras, anca e punho)

- Perda de altura superior a 2,5 cm
- Aparecimento de corcunda ou ombros descaídos para a frente
- Dor nas costas, súbita, intensa e inexplicável

Recomenda-se que discuta a saúde dos seus ossos com o seu medico assistente tão cedo quanto possível e verifique se será necessário fazer uma medição da massa óssea. Se tem osteoporose o seu médico irá receitar-lhe medicamentos, que podem ser de vários géneros e ter finalidades diferentes:

Medicamentos para aumentar a massa óssea
Suplementos de cálcio e vitamina D
Medicamentos para controlar a dor

Exercício físico e osteoporose
Mesmo que já tenha osteoporose ou tenha sofrido uma fractura deve fazer exercício físico e evitar ter uma vida muito sedentária.
O exercício vai ajudar a:
- manter a massa óssea e reduzir o risco de fractura
- melhorar a força muscular e permitir uma melhor postura
- melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de queda
- reduzir as dores crónicas da coluna
- prevenir ou diminuir as deformações da coluna provocadas pela osteoporose.

Nem todos os exercícios são bons para quem tem osteoporose e não deve começar qualquer programa sem falar com o seu médico.
O exercício adequado para si vai depender da gravidade da sua osteoporose, da existência de outros problemas de saúde e da sua forma física.
Regra geral não deve fazer mais que três sessões de exercício por semana, com duração de 30 minutos cada uma.
Uma óptima actividade para quem tem problemas de equilíbrio é o Tai-Chi (Para quem não sabe, o Tai Chi Chuan é uma técnica da medicina chinesa de origem milenar Taoísta, que consiste em exercícios físicos de movimentos leves e suaves, garantindo ao praticante o equilíbrio entre corpo e a mente, ou seja, não só melhora a memória como ajuda no equilíbrio e no fortalecimento dos ossos.), uma forma muito suave de artes marciais, se já teve fracturas vertebrais, a natação e a hidroginástica suave podem ser bons exercícios, uma vez que a impulsão da água reduz o esforço necessário, reduz a probabilidade de ter dor na execução e ajuda a melhorar a força muscular.
                                                                                                                  










Fonte: APOROS - Associação Nacional contra a Osteoporose

Sem comentários:

Enviar um comentário