segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia 30 de Outubro vista uma peça Cor-de Rosa

Saiu hoje no Diário de Aveiro que no próximo dia 31, está marcado o encontro às 10.30 horas, no Cais da Fonte Nova, (Junto da Fábrica Jerónimos Pereirade Campos) em Aveiro, para uma caminhada por uma causa em tons de “cor-de-rosa” - Para a comemoração do Dia Mundial contra o Cancro da Mama.



A iniciativa integra-se num vasto conjunto de acções inspiradas na erradicação daquele cancro, as quais vão ocorrer um pouco por todo o país. Aveiro entra nesta “luta” com a Caminhada Rosa, organizada por Susana Mesquita (responsável pelo Genesis, um Espaço de Saúde e Bem-Estar inaugurado em Junho), que conta com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“A Caminhada Rosa é um passeio que propomos às mulheres e famílias, que começa no Cais da Fonte Nova e termina no jardim do Rossio. O grande objectivo é alertar a população feminina para a necessidade de fazer rastreios e apostar na detecção precoce do cancro da mama”, explica a terapeuta.
No seu entender, além de se apostar pouco nos rastreios, nem sempre se valorizam os sinais de alerta que o corpo vai dando. “Sempre que repararem em algo esquisito, não fiquem indiferentes. Isso pode fazer toda a diferença”, frisou.
Fonte: Diário de Aveiro - Sandra Simões

E é verdade por isso mulheres tomem nota: O cancro da mama pode causar alterações físicas visíveis, que devem ser observadas com atenção:
  • Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação;
  • Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila;
  • Sensibilidade no mamilo;
  • Alteração do tamanho ou forma da mama;
  • Retracção do mamilo (mamilo virado para dentro da mama);
  • Pele da mama, aréola ou mamilo com aspecto escamoso, vermelho ou inchado; pode apresentar saliências ou reentrâncias, de modo a parecer "casca de laranja".
  • Secreção ou perda de líquido pelo mamilo.
Apesar dos estados iniciais do cancro não causarem dor, se sentir dor na mama ou qualquer outro sintoma que não desapareça, deve consultar o médico.
Na maioria das vezes, estes sintomas não estão associados a cancro, mas é importante ser vista pelo médico, para que qualquer problema possa ser diagnosticado e tratado atempadamente.


"Todos os dias morrem quatro a cinco mulheres devido a cancro da mama. Neste Dia Nacional de Prevenção, não é demais lembrar que a «chave para a resolução deste problema é o rastreio e a detecção precoce».

Fonte: TSF
 

Sem comentários:

Enviar um comentário