segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Surdo-Mudo ou Surdou ou Mudo???













Aqui há uns tempos surgiu uma pequena “discussão” sobre este assunto ao qual eu afirmei que não há Surdos/Mudos no entanto fui chamada de leiga e que ficava mal ter 30 anos e não saber isto...
Não temei porque não faz parte, do meu feitio quando certezas não tenho. No entanto e porque sou teimosa (LOLOLOL) e quando tenho duvidas tento esclarece-las pesquisei...:

“Surdo-mudo é, provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao Surdo, e ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.
O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.
Por esta razão, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.
Portanto, o termo surdo-mudo tem sido encarado pela cultura surda, como um erro social dado ao fato de que o surdo viveria num "silêncio" rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras).”
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre (há e também é gratuita…)

…mas ainda não contente com o resultado que obtive recorri a duas amigas que estão na “área” e pedi que me fornecessem mais informações.

Ei-la:
“olá minha cara Amiga!
Tudo bem?!
Espero q dentro dos conformes!
Em relação ao termo "surdo-mudo" este é sem dúvida uma forma errada de apelidar as pessoas surdas. Vergonha devia ter quem afirma isso como sendo um termo correcto, essas pessoas sim são terrivelmente leigas!
Quem perceber o mínimo de anatomia sabe que o aparelho fonológico, responsável pela fala, e o aparelho auditivo, responsável pela audição, são completamente distintos!! Deves explicar a essas pessoas q os surdos têm aparelho fonológico, alguns não o sabem utilizar pois nunca foram estimulados, e se lhes pedirem para gritar eles gritam, os mudos não gritam, e o tipo de sons que emitem assemelham-se a gemidos!
Pelo natal já sabes, ofereces a essas pessoas um dicionário e um livro de anatomia!!!
Beijinhos e abraços.
Cristina Cardoso.”

Assim sim, fiquei mais descansada e orgulhosa de mim mesma, pois não temos de ter vergonha quando não sabemos, vergonha sim deveríamos ter de quando afirmamos algo que não temos a certeza mas que para tentar humilhar alguém de tudo fazemos… até mesmo passar por incultas.
E fiquei assim também com o conselho da oferta do dicionário e ou um livro de anatomia para ofertas no natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário