quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Acontece todos os dias…


Utentes saem da urgência hospitalar remediados porque o serviço de urgência não tinha material suficiente para tratar do paciente como manda a ciência.
Faltam materiais… Faltam medicamentos… Mas o número de pessoas a precisar deste tipo de coisas aumenta cada vez mais.

Saímos chateados… Aborrecidos… Afinal passamos a vida a “pagar” por algo que depois acabamos por nem ter direito.

Perguntamo-nos muitas vezes porquê que isto acontece.

Chuva de ideias nas nossas cabeças, sendo as mais comuns: “É o país que temos” ou “O estado quer é dinheiro” ou “o hospital não tem condições”…

Na verdade eu pensaria o mesmo se não presenciasse a uma serie de pequenas coisas que, feitas as contas, não são assim tão pequenas quanto isso.
Acreditavam se eu vos dissesse que 75% das pessoas que trabalham em hospitais e têm acesso a material hospitalar acabam por levar “recompensas” não autorizadas para casa? É verdade! As vezes para tratar de um familiar, um vizinho ou até um amigo. Isso não condeno. Condeno sim as outras vezes, em que usam para beneficio próprio, oferecendo-as com o intuito de troca de favores, apenas para fazer boa figura e cair na graça de outro...

Pergunto-me agora… Não há outras formas de fazer boa figura?

Dar a mão… Ajudar… Acompanhar…

Tudo é melhor do que roubar material do hospital, do centro de saúde, etc.

Sim, roubar. Porque é crime fazer sair das salas de tratamento materiais esterilizados, materiais de corte, materiais de cura… Medicamentos, ou qualquer outra coisa que pertença ao hospital.

Escusado será dizer que me refiro à maior parte das enfermeiras (os) ou mesmo auxiliares.

Recentemente no hospital de que “faço parte”, uma enfermeira já com alguns anos de serviço naquele hospital foi interceptada à saída do mesmo, com um pequeno saquinho cheio de coisinhas muito úteis, mas também, caras. Desde compressas a pomadas, soros, fitas, lâminas, ligaduras, pinças e até algumas tinas.

Ora cá está uma infracção que aos olhos da lei e do próprio hospital, é considerada crime. Um crime como outro qualquer. Um roubo.
Obvio que a enfermeira em questão foi penalizada. Serviços suspensos até não se sabe quando já para não falar que ainda foi processada por parte do hospital.
Não vou referir o hospital, nem o nome da pessoa em questão mas, acreditem que este tipo de situação acontece todos os dias por todos os hospitais do nosso país. O problema é que a maior parte das pessoas que desviam para o seu próprio bolso os materiais que não lhes pertencem não são apanhadas.

Pergunto-me: “quantos saquinhos como aquele ela já terá feito sair do hospital? Ou seria aquele o primeiro?”…

Este post acaba por ser um alerta.

Todos nós descontamos para fazer com que sejamos posteriormente bem atendidos, coisa que com estes pequenos desfalques, acaba muitas vezes por não acontecer.

A culpa não é totalmente do hospital ou do próprio estado. A culpa muitas vezes é de quem lá trabalha e que se acha com direitos que na realidade, não tem.

Por isso, vamos todos usar o bom senso que com certeza temos, e vamos denunciar, caso tenhamos conhecimento, as pessoas que usam e abusam das coisas que não lhes pertencem só a elas, mas também a todos nós.

Denunciar, recusar ofertas, chamar a atenção e reprovar este tipo de atitude…

Afinal se queremos um sistema de saúde melhor, ou um país melhor, temos que partir de algum lado. Porque não partir de nós próprios a iniciativa de mudar aquilo que está mal?

No fundo, somos nós que fazemos a diferença, quando queremos!

By: Mystify
(Colaboradora do Blog Juli&arte)

1 comentário:

  1. Mystify
    Abordaste um assunto fantástico! é verdade muitas vezes também saio assim de algumas unidades de saúde revoltada, aborrecida e chateada e durante algum tempo também pensei que a culpa era do governo, do mau funcionamento das unidades ou até mesmo falta de interesse dos recursos humanos, mas não, não é... e descobri isso quando presenciei também uma episodio do género e vi uma pessoa que conheço (mas que não faz parte das minhas relações de Amizade) oferecer um saco que desviou na unidade hospitalar onde também é enfermeira há alguns anos que como deves entender não irei dizer qual a unidade nem a indivídua. Personagem essa que tal como referiste fá-lo para cair na graça de outras pessoas e fazer serviços fora da sua hora laboral que não sei de que forma são pagos, mas, não é pessoa (isto é um termo carinhoso) que se fique só pelo ar da sua graça, no entanto ninguém sabe nem no HP desconfiam, não denunciei mas o teu post fez-me repensar… pena tenho de pessoas inocentes estarem envolvidas neste caso.
    Perguntaste e bem"...Não há outras formas de fazer boa figura?"
    Eu digo-te que sim e tu referiste algumas formas de o fazer “…Dar a mão… Ajudar… Acompanhar…” Oferecer sim mas, o que é nosso ou que compramos com o NOSSO dinheiro.
    Um bom tema para pessoas com consciência reflectirem.
    Votos de continuação de um excelente trabalho e sê bem vinda ao Juli&Arte

    Jully

    ResponderEliminar