quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dia Internacional dos Direitos Humanos


Realiza-se já amanha a comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Foi adotada pela ONU em 10 de Dezembro de 1948 e que foi reconhecida a sua importancia pela Assembleia da República de Portugal, em 1998 quando se aprovou uma Resolução na qual institui que o dia 10 de Dezembro passa a ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, delineia os direitos humanos básicos.
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Embora não seja um documento que representa obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU, de força legal, o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Tratado Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Continua a ser amplamente citado por académicos, advogados e cortes constitutionais. Especialistas em direito internacional discutem com freqüência quais de seus artigos representam o direito internacional usual.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. "— Artigo 1º

"Todos nós sabemos que os direitos humanos existem e se existem têm de ser cumpridos, mas o que é certo é que muitas das vezes eles  passam-nos ao lado e já estamos a invalidados e a discriminá-los.

Quantas e quantas vezes olhamos de lado para as pessoas só por elas terem algum aspecto que as diferencie das outras?

Porque discriminar as pessoas?

O que seria do mundo se não existisse a diferença?

Certamente que nunca colocamos essa questão: porque é que uns são brancos e outros negros?
Não há explicação possível. Se quando vê-mos uma pessoa de olhos azuis ou verdes ficamos deslumbrados, porque não aceitarmos a diferença."




Que este dia, O Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos não passe ao esquecimento, pois certamente toda a gente no dia de amanhã irá ouvir falar deste tema mas, como este dia só se “celebra” uma vez por ano certamente que ele irá cair no esquecimento no meio de tantas outras coisas consideradas mais importantes na vida dos humanos. "

Cabe-nos a nós acabar com a diferença, marcando a diferença

Comemora-se também em Aveiro a Feira dos Direitos Humanos na Praça Marques de Pombal entre os dias 10 e 13 de Dezembro .


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, diferencafazdiferenca; agencia.ecclesia 

Sem comentários:

Enviar um comentário