Foi adotada pela ONU em 10 de Dezembro de 1948 e que foi reconhecida a sua importancia pela Assembleia da República de Portugal, em 1998 quando se aprovou uma Resolução na qual institui que o dia 10 de Dezembro passa a ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, delineia os direitos humanos básicos.
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Embora não seja um documento que representa obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU, de força legal, o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Tratado Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Continua a ser amplamente citado por académicos, advogados e cortes constitutionais. Especialistas em direito internacional discutem com freqüência quais de seus artigos representam o direito internacional usual.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. "— Artigo 1º
"Todos nós sabemos que os direitos humanos existem e se existem têm de ser cumpridos, mas o que é certo é que muitas das vezes eles passam-nos ao lado e já estamos a invalidados e a discriminá-los.
Quantas e quantas vezes olhamos de lado para as pessoas só por elas terem algum aspecto que as diferencie das outras?
Porque discriminar as pessoas?
O que seria do mundo se não existisse a diferença?
Certamente que nunca colocamos essa questão: porque é que uns são brancos e outros negros?
Não há explicação possível. Se quando vê-mos uma pessoa de olhos azuis ou verdes ficamos deslumbrados, porque não aceitarmos a diferença."
Cabe-nos a nós acabar com a diferença, marcando a diferença
Comemora-se também em Aveiro a Feira dos Direitos Humanos na Praça Marques de Pombal entre os dias 10 e 13 de Dezembro .
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, diferencafazdiferenca; agencia.ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário